CONVOCATORIA

 

CARTA CONVOCATÓRIA DO XXI CAPÍTULO GERAL

A cada irmã da Congregação

Querida irmã:

Através desta carta me dirijo a ti pessoalmente e a toda a Congregação para convocar-te para a celebração do XXI Capítulo Geral ordinário, que se celebrará do dia 11 de julho ao 8 de agosto de 2022 em nossa casa de Pedregalejo em Málaga.

  1. Solenidade do Coração de Jesus

Procuramos convocar o XXI Capítulo Geral no dia 11 de junho de 2021, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dia de profundas raízes congregacionais, quando celebramos o Amor pessoal de Jesus Cristo, simbolizado em seu Coração. A experiência de seu amor é a origem de nossa vocação, a que foi configurando a história da Congregação, a que nos urge a continuar escrevendo uma nova página da história respondendo às necessidades da humanidade hoje.

A experiência do Amor pessoal de Jesus Cristo, atualizada ao começar cada jornada na comunidade no ato de consagração, nos convida ao agradecimento por tanto bem recebido, a discernir e abraçar o presente que vivemos e a sonhar com esperança o futuro que Deus quer.

A gratidão é o primeiro sentimento que brota do coração quando recordamos a experiência de sentir-nos queridas incondicionalmente pelo Senhor, quando reconhecemos o que Ele faz em nós e através de nós. Agradecer nos faz bem; nos ajuda a reconhecer-nos pequenas ante os olhos do Senhor e devedoras de uma tradição, de una nuvem de Escravas que nos precederam, testemunhas que souberam doar suas vidas por amor a Deus e ao próximo com esse espírito de família que nos caracteriza à Congregação. Obras de bem que são expressão da bondade e misericórdia de Deus que, apesar de nossas limitações e fraquezas, sempre nos acompanha.

Contemplar e agradecer o passado, nos leva irremediavelmente a realizar um discernimento do momento presente e fazê-lo à luz do Espírito. Discernir é reconhecer com objetividade e caridade a etapa atual e confrontá-la com o Carisma fundacional. Nossos Fundadores foram inovadores para seu tempo no âmbito educativo e da mulher, nós somos convidadas a abraçar este momento e responder generosamente às chamadas que recebemos.

Na medida que abraçamos o presente, abrimos passo ao futuro que Deus sonha para nós, para a Congregação, para a Humanidade. A sociedade hoje necessita pessoas sólidas em seus princípios que possam dar testemunho do que creem e assim construir um mundo melhor para todos.

O Coração de Jesus conta com suas Escravas, conta contigo para continuar anunciando e contagiando a experiência de seu Amor pessoal. Demos graças por cada uma das 228 Escravas hoje que, sentindo a chamada do Senhor a viver o seguimento radical  de Jesus em  comunidade, segundo  o espírito e a vocação de Escrava dizemos sim como Maria e por nossas mais  de 500 irmãs que desde a fundação  nos precederam rumo a casa do Pai.

Nos guiará neste caminho a experiência de sentir-nos queridas pelo Senhor e a confiança de saber-nos em boas mãos, o que Ele fez em nós e o vai seguir fazendo. O futuro que Deus deseja e sonha para nós não é uma ilusão, se constrói a partir de hoje, dizendo "sim" à vontade de Deus na certeza que Ele, como bom Pai, não defrauda nossa esperança.

  1. Data e lugar

O lugar e o tempo em que se celebra um Capítulo Geral tem um valor simbólico pela força de sentido que entranha.

O próximo Capítulo o celebraremos do dia 11 de julho ao 8 de agosto de 2022 em Pedregalejo - Málaga.

A partir da chamada que recebemos para um “novo nascimento congregacional”, vamos começar o Capítulo fazendo uma peregrinação aos três lugares que configuram nossa origem: Cória, Málaga e Sevilha. Este começo itinerante quer ser expressão da atitude com a que queremos dispor-nos desde o começo e como queremos viver o Capítulo: pôr-nos em marcha, ir de um lugar a outro e recriar nossas origens carismáticas para buscar a resposta evangélica às urgências do momento presente.

A Sessão de abertura do XXI Capítulo Geral será em Cória. Ali nasceu a Congregação no dia 26 de julho de 1885. É o lugar onde nossa Família Carismática inicia sua peregrinação; o lugar onde as primeiras Escravas vão para entregar sua vida para anunciar o Amor pessoal de Jesus Cristo através da educação, fundando uma escolinha com 19 meninas e também o lugar de onde logo se veem obrigadas a partir. Ali iremos nós em busca de inspiração e audácia.

De Cória marcharemos a Sevilha. O lugar onde as vidas de nossos Fundadores se cruzam e onde iniciam um longo caminho de busca, entrega e esforços para responder à vontade de Deus e onde desde o começo se sonha com uma fundação. Também onde finalizam suas vidas. Colocaremo-nos à escuta e nos descalçaremos nos lugares que para nós estão cheios de simbologia e são sacramento para nossa vida.

E dali a Málaga, lugar que tanto para as Escravas como para Marcelo Spínola é Tabor, terra que mana leite e mel, momento de crescimento e de amplos horizontes que hoje nos convidam a olhar o futuro e a seguir caminhando com confiança e esperança.

De alguma maneira cada Capítulo Geral é um novo começo, quando nos perguntamos, como Congregação, o que quer Deus de nós nesse momento histórico concreto y tratamos de pôr os meios necessários para responder a suas chamadas.

A Congregação não nasceu de uma vez por todas em 1885, mas que segue nascendo e necessita nascer no século XXI, quando um novo mundo está emergindo.

Dizia a filósofa malaguenha María Zambrano que “o homem tem um nascimento incompleto: não nasceu nem cresceu completamente para este mundo, pois que não encaixa com ele, nem parece que haja nada nele preparado para se acomodar; seu nascimento não é completo nem tão pouco o mundo que lhe aguarda. Por isso tem que acabar de nascer inteiramente, e tem também que fazer-se seu mundo, tem que estar incessantemente em parto de si mesmo e da  realidade que o aloje.”

Que assombrosa tarefa, nascer de novo cada Escrava e colaborar ao nascimento da Congregação, sempre incompletas!

  1. Todas somos convocadas

Tu e cada uma estamos convocadas a viver este acontecimento congregacional, a participar ativamente na preparação e celebração do Capítulo.

“Um ano antes da celebração do Capítulo começará sua preparação com o fim de sensibilizar e comprometer a todas as religiosas na participação ativa do mesmo.” (D. 57)       

Uma maneira de tornar realidade a participação de todas nos levou a dividir a preparação do Capítulo em três fases:

  1. Fase de Sensibilização que iniciamos em 23 de maio e durará até 12 de setembro. Neste tempo queremos pôr-nos em onda do Espírito e escutar as chamadas que nos faz e iremos visualizando o Capítulo que queremos para buscar e encontrar o que Deus quer e nosso mundo necessita. Com as aportações de todas, na Conferência Geral de agosto de 2021 prepararemos a seguinte fase.
  2. Fase Pré-capitular, irá de 12 de setembro de 2021 até 11 de julho de 2022, nela abordaremos a temática pessoalmente, em comunidade, com os leigos e obras apostólicas da Congregação e através de distintos tipos de encontros. E assim chegaremos à seguinte etapa.
  3. Fase Capitular, de 11 de julho a 8 de agosto de 2022, propriamente a celebração do Capítulo.

Ao convocar o Capítulo somos convidadas a conversar e a dialogar sobre os assuntos realmente importantes para todas nós. A qualidade de nossos diálogos, entre outras coisas, depende de nossa capacidade de escuta e das perguntas que formulamos para que aflore o que está em nosso interior e tirar o melhor de cada uma para o bem da comunidade e da humanidade.

Estou segura de que muitas temos a experiência de diálogos que transformam. É interessante constatar que, normalmente, não se trata de diálogos sobre como mudarmos ou como mudar os demais, mas que o mesmo processo de conversar produz mudanças em nós mesmas. Uma determinada frase, dita ou escutada; uma experiência de vida que tocou nosso coração; uma pergunta que nos tirou de nossa maneira de pensar habitual... foram sementes de transformações posteriores. Sim, frequentemente, o mesmo processo é transformador.

A transformação pessoal é um aspecto clave da vida humana, a transformação social se dá quando a comunidade assume corporativamente a responsabilidade de sua mudança e progresso. A vitalidade congregacional aumenta quando as Escravas assumimos coletivamente a responsabilidade da vida e missão da Congregação. Para isso é clave a qualidade de nossas relações.

Abramos nossos corações para tecer a unidade a partir da diversidade, a visão comum a partir das diferentes perspectivas, a decisão discernida a partir de diferentes opções. A liberdade, a responsabilidade, a escuta, a informação veraz, a transparência são princípios que devem guiar a nossas comunidades.

  1. Irmãs capitulares

Todas estamos comprometidas na preparação, embora nem todas participemos presencialmente no Capítulo.

“Participam no Capítulo membros por direito próprio e por eleição segundo se indica no Diretório” C. 106.

“Ao convocar o Capítulo Geral, se comunicará à Congregação o número de membros do mesmo.  Participam no Capítulo:

  • Por direito próprio: o Governo geral
  • Por eleição: delegadas de cada país eleitas na proporção de 1 a 10 religiosas, 1 delegada, de 11 a 20 religiosas, 2 delegadas, etc.” (D. 58)

No dia 11 de junho de 2021, data na qual convocamos o Capítulo, o número de religiosas em cada país é o seguinte:

PAÍSES

Nº DE RELIGIOSAS PROFESSAS

ANGOLA

12

ARGENTINA

14

BRASIL

17

EQUADOR

11

ESPANHA

140

FILIPINAS

13

JAPÃO

14

VENEZUELA

7

 A assembleia capitular estará formada por 34 Escravas, 7 assistem por direito próprio (ofício) e 27 por eleição segundo a seguinte distribuição:

  • 2 delegadas de Angola
  • 2 delegadas de Argentina
  • 2 delegadas de Brasil
  • 2 delegadas de Equador
  • 14 delegadas de Espanha
  • 2 delegadas de Filipinas
  • 2 delegadas de Japão
  • 1 delegada de Venezuela

 A eleição das delegadas ao Capítulo Geral se fará nos Capítulos locais

  • A data na que se celebrarão será:

1º Capítulo Local 27/03/2022

2º Capítulo Local 24/04/2022 domingo de Ressurreição.

  • Têm voz passiva as irmãs de votos perpétuos de cada país, exceto as irmãs com licença de ausência e licença de exclaustração.
  • Têm voz ativa as irmãs de votos perpétuos de cada comunidade, exceto as irmãs com licença de ausência e licença de exclaustração.
  • Cada irmã de votos perpétuos exercerá a voz ativa e passiva no país onde esteja exercendo seu serviço no momento de celebrar o Capítulo Local.
  • O Governo geral contabilizará e exercerá seu direito ao voto no país de onde procede no momento de sua eleição (D.82).
  • Venezuela vai ter um tratamento distinto, já que na data em que se convoca o Capítulo há uma comunidade em Venezuela, portanto, haverá 1 delegada por Venezuela. Diante da incerteza de não saber onde estarão as irmãs ali destinadas quando se celebrem os Capítulos locais, a eleição da delegada por Venezuela se fará em uma lista com as irmãs que estejam na data da convocatória do Capítulo Geral, essas irmãs exercerão a voz ativa y passiva sobre essa lista.

As funções das irmãs capitulares estão definidas nas Constituições e o Diretório:

  • “O Capítulo Geral é uma assembleia colegial que, dentro dos limites fixados pela Igreja e segundo as Constituições, exerce a autoridade normativa na Congregação.
  • Realiza a união de responsabilidades dentro do Instituto e busca sua constante renovação e adaptação, atenta às necessidades da Igreja e do mundo em fidelidade ao Evangelho e ao carisma congregacional.
  • … a ele corresponde a eleição do Governo Geral…” (C. 105)
  • “… A ele corresponde estudar a situação do Instituto em seus diferentes aspectos, para tomar as decisões necessárias para a revitalização de seu espírito e de suas atividades apostólicas.” (D. 54)

As irmãs capitulares esperam poder contar com tua experiência, tua reflexão, tua oração e apoio.