O QUE É UM CAPÍTULO GERAL?

No próximo mês de julho de 2022, será celebrado o XXI Capítulo Geral da Congregação das Escravas do Divino Coração . Mas, o que é o Capítulo Geral?

É uma assembleia colegiada,  formada por um grupo de irmãs democraticamente eleitas entre todas. Reúne-se a cada 6 anos y  seu finalidade é a renovação e adaptação constante da Congregação, atenta às necessidades da Igreja e do mundo hoje, em fidelidade ao Evangelho e ao carisma congregacional.  Corresponde ao Capítulo Geral:

Quem participa do Capítulo Geral?

Todas as Escravas do Divino Coração estamos comprometidas na preparação, embora nem todas participemos presencialmente no Capítulo. Participam no Capítulo:

  • Por direito próprio: o Governo geral
  • Por eleição: delegadas de cada país eleitas na proporção de 1 a 10 religiosas, 1 delegada, de 11 a 20 religiosas, 2 delegadas, etc.” (D. 58)

Quais são as funções das irmãs capítulo?

As funções das irmãs capitulares estão definidas nas Constituições e o Diretório:

  • “O Capítulo Geral é uma assembleia colegial que, dentro dos limites fixados pela Igreja e segundo as Constituições, exerce a autoridade normativa na Congregação.
  • Realiza a união de responsabilidades dentro do Instituto e busca sua constante renovação e adaptação, atenta às necessidades da Igreja e do mundo em fidelidade ao Evangelho e ao carisma congregacional.
  • … a ele corresponde a eleição do Governo Geral…” (C. 105)
  • “… A ele corresponde estudar a situação do Instituto em seus diferentes aspectos, para tomar as decisões necessárias para a revitalização de seu espírito e de suas atividades apostólicas.” (D. 54)

As irmãs capitulares contan com a experiência, reflexão, oração e apoio de todas das Escravas do Divino Coração.

10 Superioras Gerais em 137 anos

Em seus 137 anos de história, a Congregação teve 10 Superioras Gerais. Neste Capítulo as Escravas do Divino Coração elegerão sua Superiora Geral número 11.