O que lhe pedes ao Capítulo Geral?

Ao finalizar a fase pré-capitular nas nossas comunidades, esta foi uma das perguntas a que fomos convidadas a partilhar.

Desde o convencimento de que todas as Escravas do Divino Coração estamos em Capítulo, embora todas não participemos de forma presencial, a assembleia capitular abriu seus trabalhos escutando os pedidos das suas irmãs.

AS NOSSAS IRMÃS PEDEM-NOS...

1. Abertura e escuta profunda ao Espírito. A verdade e a luz muitas vezes emergem quando e de onde menos se espera.

2. Que o “todas no Capítulo!” continue a ser uma realidade e sintamo-nos como um corpo, deixando-nos inspirar, entrando "descalças" no solo sagrado de cada uma das irmãs.

3. Ousadia e coragem para abrir novas janelas que continuem movimentando a vida na Congregação.

4. Ser fieis ao Carisma, ousadas e criativas, lembrando-se da capacidade de risco de nossas primeiras irmãs missionárias. Só assim descobriremos as oportunidades que este momento nos traz.

5. Abrir-nos de coração ao que o mundo precisa hoje, tendo como referência o Evangelho, o espírito dos Fundadores e nossas Constituições.

6. Linguagem cuidadosa e atraente que todas e todos possamos entender.

7. Realismo em termos de decisões, mas decisões que animam a vida e apontam para horizontes de esperança.

8. Confiança no Senhor. Nossa história é a sua história. Ele nos conduz.

Com o desejo de ter presente em todo momento a toda a Congregação e as diferentes realidades nas que está presente, estas imagens expostas na sala capitular lembram-nos.