2º Encontro Laudato Sí

No dia 29 de janeiro passado, no momento que se tornou costume poder coincidir de todas as latitudes, as religiosas e leigos vinculados ao nosso 2º Encontro “LAUDATO SI” reuniram-se pelo zoom.

À alegria e emoção das saudações iniciais somou-se a satisfação da grande motivação para aprender e pôr em prática iniciativas que continuem a comprometer-nos no cuidado da nossa Casa Comum.

Do Japão, fomos convidados a iniciar este Encontro, estimulando o desejo de cruzar com Jesus até a outra margem, confiando nos momentos de dificuldade.

O momento de compartilhar boas práticas foi um impulso para acolher com esperança a proposta de formação. De Filipinas nos foi mostrado como reciclar a água para alimentar os animais e irrigar as plantas, fazendo isso de uma forma que favoreça vários vizinhos. Do Equador, elas nos colocavam no caminho de como resolver as dificuldades que surgem ao querer gerenciar os resíduos e como o processo é enriquecido olhando para os mais vulneráveis.

Com uma linguagem rigorosa, mas simples, com a sabedoria do seu grande conhecimento, mas com o aconchego de quem se sente em casa, Cote Romero e Rodrigo Irurzun, dois especialistas nestes temas, nos falaram do impacto do nosso atual modelo energético na nossa casa (.) comum. A riqueza do diálogo subsequente veio junto da ressonância das questões levantadas de diferentes lugares… as questões soam diferentes quando levantadas de Angola, Filipinas ou Espanha.

O Encontro durou mais tempo, mas o interesse não diminuiu, ficamos com gostinho de quero mais e marcamos o 3º Encontro que acontecerá em março

Mª Victoria Villanueva Quirós, adc