Econtro Equipes Directivas dos centros pertencentes à congregação

Nos dias 10 e 11 de fevereiro aconteceu o II Encontro online das Equipas Diretivas das escolas que atualmente são titularidade da Congregação. Chegamos das diferentes partes do mundo: Filipinas, Equador, Brasil e Angola.

O primeiro dia teve um matiz mais carismático. As diferentes propostas nos ajudaram a entrar em contacto com nossos valores como Família Spínola, dentro da Igreja. Tivemos a oportunidade de reconhecê-los em cada um de nós e também reconhecê-los em nossos colegas da Equipa Diretiva. Este banho carismático em sentido apreciativo nos ajudou a lembrar o porquê e para quê de nossas escolas “Anunciar o amor pessoal de Jesus Cristo”, com um estilo específico de relacionamento: sempre de "coração a coração".

O segundo dia foi um convite para sonhar... Partindo do carisma que nos une e desse desejo de viver em “relacionamento”, começamos a imaginar como seria essa “rede de escolas ADC” no futuro, como podemos ajudar-nos a caminhar juntos neste desafio que partilhamos de promover uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva para todos e todas. Ao partilhar o que pode contribuir para os diferentes centros e como imaginamos esta REDE, sentimos que não estava para iniciar-se, mas que já tinha começado a funcionar! E sentiu-se no ambiente (apesar da distância e do ecrã) que esta REDE nos entusiasma. O que vai ser, ou já é, é  ímpeto e motor da mudança que sonhamos, da transformação que queremos gerar no mundo ao nosso redor e onde cada escola está imersa.

Foram dois dias curtos, de 3 horas cada um, para que fosse possível conciliar os diferentes fusos horários. Mas como dizem, "o que é bom, se for breve, é duas vezes melhor". Essa foi a sensação que esse encontro nos deixou. A certeza de que algo de bom está nascendo, e uma grande vontade de "mais". Desejo que esta REDE continue a crescer em relação com outras "redes amigas". Não queremos que se torne grande, mas forte, e poder ser como aquele “grão de mostarda” do evangelho, gerador de muita vida.

E assim aguardamos a próxima chamada, dispostos e dispostas a colocar o melhor em jogo para continuar tecendo essa REDE que nos sustenta e nos impulsiona

Ángela Lopera Casa, adc