3º Encontro LAUDATO SI

No dia 12 de março tivemos o terceiro encontro "Laudato Si" que é, como sabeis, uma das ações apresentadas a nós pelo roteiro "Cuidamos da VIDA E CASA COMUM".

A reunião começou com a partilha de algumas das "Boas Práticas" que estão sendo realizadas nos diferentes países e centros. Foi muito lindo ver como está se espalhando "como uma mancha de óleo", e saindo dos limites dos Centros, esta sensibilidade de cuidar do Planeta que é NOSSA CASA COMUM.

Nesta ocasião, partilharam conosco os Leigos Spinola de Madrid que estavam reunidos em El Espinar e aportaram cada um deles como, a nível familiar, eles trabalharam no consumo responsável. Isso nos convidou a nos conscientizar de incorporar coisas possíveis que têm o valor que "tudo soma".

A continuação, tivemos um momento de oração que, como sempre, nos prepara para nos abrirmos para ouvir, aprender, compartilhar e agradecer o que experimentamos no encontro.

Charo Morán, que trabalha precisamente em Educação com Ecologistas em Ação, nos falou sobre "consumo crítico e responsável". A conferência ou melhor aula foi muito muito boa, como acontece com pessoas que são especialistas em um assunto que começam a falar sobre isso e esquecem do tempo. Dava para perceber que acima de tudo havia algo mais a dizer. O tempo acabou. Somos em parte agradecidas por ouvir de uma pessoa que sobre o tema consumo, tanto na ordem do dia no pequeno e no grande, está. Isso nos deu a oportunidade de fazer um autoexame do nosso caminho e conteúdo de consumir. Mas não só sobre nós, mas sobre nossa sociedade e nosso mundo em hábitos de consumo, nas ofertas de consumo que temos em mãos, e que podemos decidir qual delas escolher e por quê, nos ensina a mudar nossa vida pessoalmente e na prática e, em última instância, é disso que se trata porque o "Laudato Si" é o que nos convida, uma MUDANÇA NOSSA MANEIRA DE USAR BENS DE CONSUMO porque estamos prejudicando severamente o planeta para as gerações não tão futuras.

Por Mª José Laínez, adc

Mais uma vez MUITO OBRIGADO POR ESTES ENCONTROS que estão nos unindo muito e nos aproximando porque estamos a CAMINHAR JUNTAS, como o Papa Francisco nos pede para fazê-lo a partir da SINODALIDADE.