Encontro internacional ADC

 

"Como pão pequeno... em suas mãos tudo faz sentido."

Por Encarna Corral, adc

Assim ouvimos no canto de Ain Karen no início deste encontro que reuniu 112 Escravas de todos os países onde a Congregação está presente.

No dia 26, na oração de abertura, o Evangelho do dia nos convidava à acolhida, confiança, à novidade do Reino, que deve ser acolhido como uma criança. E terminamos pedindo ao Senhor aquele retorno ao pequeno, capaz de surpreender e apontar o futuro com fantasia.

A pergunta inicial, nos dois dias, nos colocou no clima do encontro, compartilhando como chegávamos e quais expectativas que trazíamos.

Rosario Fernández nos convidou a tomar consciência de como estamos vivendo este tempo congregacional e sublinhou o "TODAS EM CAPÍTULO" que vem marcando este tempo pré-capitular. Ressaltou que o primeiro dia seria fundamentalmente focado no Mapa de Presenças e o segundo dia no Modelo de Governo.

Em seguida, tivemos um Painel de Experiências, no qual oito irmãs contaram o que estes seis anos de grandes mudanças está supondo para elas – processo de diminuição, experiência de saída de obras apostólicas e países, etc. - Foi uma partilha, de coração e de forma simples, da sua experiência pessoal. Um momento profundo que tocou a todas nós, fazendo-nos experimentar a realidade da diminuição a partir da convicção de que, com Ele, "em Suas Mãos, tudo faz sentido".

Após esse momento intenso e rico, fomos convidadas a personalizar e compartilhar a pergunta: “Como estou vivendo estes seis anos?”, expressando espontaneamente, o que foi compartilhado, no bate-papo.

Após o intervalo, Ir. Mercedes Esquirol apresentou, em síntese, o Mapa de Presenças que foi elaborado com as contribuições feitas em cada país, detectando para onde vão as preocupações de cada um, agrupando-as por temas. Em seguida, foram expressos ecos e ressonâncias do que foi ouvido e acabamos expressando com uma palavra o que vivenciamos ao longo da manhã. A atmosfera ressoou com a experiência de gratidão de todas por poder viver esta etapa com sentido, sabendo que o Carisma arde em nós e queremos levá-lo onde a Igreja e o mundo mais precisam de nós.

No dia 27, a oração de abertura nos convidava a agradecer ao Senhor por seu chamado para compartilhar a vida de Jesus, sua entrega ao extremo e o desejo de ser instrumentos de sua paz, tornando presente a situação que nos cerca com a invasão da Ucrânia por parte da Rússia e a ressonância que estamos a perceber a nível global.

Cinta Bayo apresentou uma síntese das contribuições dos países ao tema O MODELO DE GOVERNO, desde os atuais níveis -Governo Geral e Local-, a ORGANIZAÇÃO da Congregação em nível geográfico e as pessoas responsáveis ​​por animar e acompanhar os países diferentes. As contribuições coletadas na síntese apresentada referem-se às desvantagens e vantagens em ambos os temas. Também pudemos conhecer as questões específicas de cada país, discutidas na reunião com a respectiva Delegada.

Após o intervalo, foi a vez de compartilhar com “Companheiras de caminho”, a partir de uma frase previamente escolhida por cada uma, com base no questionário que desde o início da fase pré-capitular apareceu no Caderno “Em primeira pessoa” que foi entregue para nós na comunidade. Foram 40 minutos que nos permitiram compartilhar, com um grupo de irmãs, de forma espontânea, do coração e do desejo de nos apoiarmos no caminho que estamos percorrendo rumo ao Capítulo.

Finalmente, quando perguntadas “Como vou embora e o que levo comigo”, as respostas foram espontâneas e o espaço deu a oportunidade para algumas irmãs expressarem sugestões de que a celebração do Capítulo estava no horizonte.

A profunda gratidão ao Governo Geral permaneceu no clima e na alegria que nos dá encontrar sentido no momento de diminuição que vivemos, mas que, do ardor do Carisma, "como pão pequeno, nas mãos do Senhor faz senso".

A música "Mulheres a caminho" de Ain Karen, captou bem o sentimento geral que nos impulsiona a caminhar juntas onde o Espírito está movendo nossa Congregação:

Tantas vidas nos unem

do passado e do presente,

sustentadas pela seiva

do Espírito de Deus.

Mulheres que entrelaçam

experiências e caminhos,

sábias, corajosas,

fiéis, constantes,

enraizadas em seu Amor.