EDUCAMOS PARA TRANSFORMAR NOSSO MUNDO

No marco da preparação do XXI Capítulo Geral, no dia 28 de abril, celebramos o 2º Encontro de Titulares e Equipes Diretivas de todos os centros Spínola.

Começamos como em outras ocasiões, com a alegria do encontro de tantos educadores que se conectaram de seus países, para passar um tempo em família compartilhando o tema estrela da maioria dos presentes, a educação.

Começamos com uma saudação agradecida e motivadora de Ir. Rosario e no momento da oração com umas palavras referentes a sonhos escritas pelo Papa Francisco que dizem: “Convido-vos a sonhar e a sonhar grande. Saibam que o resto será dado a você em adição.”

E precisamente isso tem sido todo o encontro, ... sonharmos juntos.

A meditação visualizada que nos guiaram a todos, em nossa linguagem, nos preparou muito bem por dentro para responder algumas perguntas sobre como visualizamos no futuro, o Pacto Educativo Global já real e sendo vivido:

O que você sente quando vê o ideal? Como você se vê contribuindo? Qual é o seu desejo? Que aspectos fundamentais você visualiza no seu sonho ideal de 2026?...,

entre outras perguntas interessantes, muitos desejos sinceros e grandes sonhos brotavam de dentro.

O momento seguinte de trabalho em grupo consistiu em compartilhar nossos sonhos a partir da metodologia apreciativa que estamos aprendendo a praticar nestes meses.

Compartilhamos e foi precioso ouvir cada educador, nos 14 grupos que se formaram; após toda a partilha, elaboramos um produto final que foi recolhido num espaço online comum. https://padlet.com/xxicapitulogeneraladc/sj3g61ggkd7qf3lf

No nosso grupo gostamos muito de estar na pele de vários membros da ONU, fomos representantes de países de todo o mundo, … Índia, Nova Zelândia, Angola, Argentina, Uruguai, Benin, Equador e Ucrânia numa sessão de trabalho da Organização das Nações Unidas, sobre Educação, em abril de 2026. O representante da Ucrânia compartilhou conosco:

“Na Ucrânia, todas as escolas foram reconstruídas cem por cento, isso tem sido uma prioridade após o fim da guerra, as pessoas também estão reconstruindo fortemente, com muita solidariedade e pouco a pouco. Todas as instituições de ensino do país estão unidas como nunca, o objetivo é EDUCAR crianças e jovens, PARA A PAZ E A FRATERNIDADE PARA SEMPRE, NA EUROPA E NO MUNDO INTEIRO.”

Para concluir, fomos convidados a fazer um gesto que torna visível o nosso compromisso com o Pacto Educativo no dia 26 de maio, Dia Mundial da Educação Católica.

Obrigado por esta nova oportunidade pré-capitular de viver com maior profundidade e significado nossa vocação educativa, tão necessária hoje em todas as partes do mundo.

Concha Cazorla, ADC

Concha Cazorla, ADC